Windhuk Histórico

Windhuk era o nome de um navio alemão que foi lançado ao mar em 15 de outubro de 1.936, com capacidade para 160 passageiros na primeira classe e 380 na classe turística, além de 250 tripulantes. Tinha 176 metros de comprimento, deslocava até 16.662 toneladas, a distância da ponta do mastro até a quilha era de 52 metros e sua largura era de 22 metros, atingia a impressionante velocidade de 18 nós.

O Windhuk partia de Hamburgo (Alemanha), ancorando em diversos portos até a África do Sul. Em 1939, na sua 13ª viagem, quando estava na África, muitos países declararam guerra aos alemães, por este motivo, o navio Windhuk não conseguiu mais retornar à Alemanha, desta forma o capitão resolveu ir em direção ao Brasil, que até então permanecia neutro na guerra e assim foi feito e o Windhuk ancorou no porto de Santos em 7 de dezembro de 1939. Em 1942, quando o Brasil declarou guerra contra a Alemanha, toda a tripulação foi presa e conduzida para campos de concentração no interior de São Paulo e lá ficaram presos até o fim da guerra em 1945.

Em 1948, um dos ex-tripulantes do navio Windhuk que aqui permaneceu, fundou o Bar Windhuk em Moema, passando assim por alguns proprietários, até que Valfrido Krieger (brasileiro, natural de Santa Catarina) ingressou no bar como funcionário em 1964 e nove meses depois, por sua força e dedicação tornou-se proprietário.

Ampliou as instalações e a estrutura, deixando de ser simplesmente um bar para tornar-se restaurante, cultivando suas tradições e a culinária e assim o faz até os dias atuais. Hoje, depois de mais de 50 anos de tradição, o restaurante Windhuk ocupa um enorme chalé em estilo alpino em Moema.

(c) 2009 Copyright - Windhuk - Cozinha Alemã - Todos Direitos reservados

Desenvolvido por Connexion Net